𝓓𝓞 𝓡𝓞𝓜𝓐𝓝𝓣𝓘𝓢𝓜𝓞 𝓐𝓞 𝓢𝓘𝓜𝓑𝓞𝓛𝓘𝓢𝓜𝓞


 🅡🅞🅜🅐🅝🅣🅘🅢🅜🅞


Romantismo foi um movimento estético cultural que revolucionou a sociedade nos séculos XVIII e XIX, deixando para trás valores clássicos e inaugurando nas artes a modernidade. As obras românticas baseavam-se, então, em valores da burguesia, classe social que substituía a elite absolutista em diversos países.

CONTEXTO HISTÓRICO

Os principais fatos históricos relacionados com o Romantismo são: 

  • Revolução Francesa (1789-1799);

  • Invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte (1807);

  • Chegada da Família Real ao Brasil (1808);

  • Independência do Brasil (1822).

AUTORES

O Romantismo é um dos maiores movimentos de arte dos séculos XVIII e XIX, por esse motivo, centenas de autores fizeram parte do romantismo. Hoje destacaremos apenas três deles, que são: 

  • Aluísio Azevedo (1857-1913) foi um escritor brasileiro. "O Mulato" foi o romance que iniciou o Movimento Naturalista no Brasil. Foi também caricaturista, jornalista e diplomata;
  • Luís de Camões (1524-1580) foi um poeta português. Autor do poema Os Lusíadas, uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal. É o maior representante do Classicismo Português;
  • José de Alencar (1829-1877) foi um romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro. Foi um dos maiores representantes da corrente literária indianista. O principal romancista brasileiro da fase romântica;


CARACTERÍSTICAS

As características do romantismo variam a cada país, mas conseguimos ver algumas semelhanças em comum.

  • Egocentrismo (o indivíduo é encarado como o centro do mundo);
  • Sentimentalismo exacerbado;
  • Nacionalismo;
  • Idealização do amor e da mulher;
  • Tom depressivo (um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, pelo sonho ou ainda pela própria arte).


FASES

  • Romantismo ultra-sentimental: As obras no geral exaltam a morte ou a loucura como fugas de uma realidade desastrosa. No Brasil, Álvares de Azevedo pode ser lido como um autor que dialoga com essa tendência romântica;

  • Romantismo social: Tendo como principal expoente o escritor francês Victor Hugo, essa vertente romântica é caracterizada por representar a miséria do povo e denunciar as mazelas sociais que ocorriam com os grupos marginalizados da sociedade;

  • Romantismo nacionalista: Ainda sob influência de Victor Hugo, diversos autores construíram obras com forte tom nacionalista. O movimento indianista brasileiro, produzido por autores como Gonçalves Dias e José de Alencar, dialoga com essa tendência.  


OBRAS

Como o Romantismo é um dos maiores movimentos de arte dos séculos XVIII e XIX, existem muitas obras mas hoje iremos destacar apenas três delas.

  • O Guarani: publicado em 1857, narrado em terceira pessoa a obra tem como espaço uma fazenda e as florestas no interior do Estado do Rio de Janeiro;
  • Os Lusíadas: publicado em 1572, Camões narra as conquistas do povo português na época das grandes navegações;
  • O Cortiço: Publicado em 1890, A obra retrata a vida das pessoas simples em um cortiço (habitação coletiva) do Rio de Janeiro. Com um teor crítico, trata-se de uma exímia representação da realidade brasileira do século XIX.


🅝🅐🅣🅤🅡🅐🅛🅘🅢🅜🅞



CONTEXTO HISTÓRICO

Naturalismo foi um estilo de época de finais do século XIX. Seu surgimento está associado à publicação, em 1859, do livro A origem das espécies, de Charles Darwin (1809-1882), que revolucionou o pensamento científico na segunda metade desse século.


AUTORES

  • Émile Zola (1840-1902) foi um escritor e jornalista francês, o criador do romance "experimental". Desejava que sua obra modificasse a sociedade;
  • Aluísio Azevedo (1857-1913) foi um  escritor brasileiro. "O mulato" foi o romance que iniciou o movimento naturalista no Brasil. Foi também caricaturista, jornalista e diplomata;
  • Eça de Queirós (1845-1900) foi um escritor português. "O crime do padre Amaro" foi seu primeiro grande trabalho, um marco inicial do realismo em Portugal. Foi considerado o melhor romance realista português do século XIX;
  • Adolfo Caminha (1867-1897) foi um escritor brasileiro. Um dos principais representantes do naturalismo no Brasil. Sua obra, densa, trágica e pouco apreciada na época, é repleta de descrições de perversões e crimes;
  • Inglês de Sousa (1853-1918) foi um escritor, advogado, professor, jornalista e político brasileiro, tido como introdutor do Naturalismo na literatura brasileira por meio do seu romance "O coronel sangrado, publicado em Santos em 1877.

CARACTERÍSTICAS

  • Objetivismo e impessoalidade: linguagem precisa, científica, focada na narração dos fatos e livre de indagações subjetivas;
  • Retrato dos marginalizados: a população marginalizada passa a ser retratada - negros, prostitutas, homossexuais etc;
  • Linguagem oral e vida real: a linguagem se torna mais popular e a vida real é descrita de forma fidedigna - cenas de sexo, assassinato, relações homoafetivas compõem as obras naturalistas; 
  • Determinismo: o homem está submetido a leis de "causa e consequência", ou seja, é determinado a viver sob o que manda seu destino e seu meio;
  • Zoomorfismo: aproximação do homem a características animalescas, ou seja, o homem é um animal que age a partir de seus instintos;
  • Positivismo: o conhecimento científico é o único verdadeiro e aceitável;
  • Evolucionismo: o homem sobrevive e se adapta ao seu meio de acordo com a sua seleção natural.

OBRAS

  • O Cortiço: publicado em 1890, a obra retrata a vida das pessoas simples em um cortiço (habitação coletiva) do rio de janeiro. Com um teor crítico, trata-se de uma exímia representação da  realidade brasileira do século XIX; 
  • Bom-Crioulo: considerado um dos primeiros romances a retratar a homossexualidade do Brasil, o Bom-Crioulo gira em torno do amor entre Amaro, escravo foragido aceito na marinha, e Aleixo, jovem branco e frágil;
  • O Missionário: a obra narra a paixão do padre Antônio de Moraes pela mameluca clarinha, moça jovem que desperta no protagonista instintos de libido e o coloca em situações de conflito contra a sua posição de vida; 
  • O Ateneu: O Ateneu é o nome dado a um colégio interno para meninos onde estudou Sérgio, narrador que, na vida adulta, relata sobre sua experiência no internato. A história gira em torno de temáticas como amadurecimento, amizades e inimizades, amor e violência. É um romance que apresenta traços realistas e naturalistas.


🅡🅔🅐🅛🅘🅢🅜🅞


CONTEXTO HISTÓRICO

O realismo surgiu na segunda metade do século XIX. Foi essencialmente uma reação ao idealismo da literatura romântica. O próprio romantismo, aliás, surgido no mesmo século, já vinha abandonando o idealismo, como se pode ver na obra do francês Victor Hugo, que não apresentava essa tendência em seus livros.


AUTORES

  • Eça de Queirós (1845-1900) foi um escritor português. "O crime do padre Amaro" foi seu primeiro grande trabalho, um marco inicial do realismo em Portugal. Foi considerado o melhor romance realista português do século XIX;
  • Raul Pompéia (1863-1895) foi um escritor brasileiro. A publicação do romance O Ateneu marcou seu nome entre os maiores romancistas brasileiros. É a obra mais importante do realismo no Brasil;
  • Leon Tolstói (1828-1910) foi um escritor russo, autor de Guerra e Paz, obra-prima que o tornou célebre. Profundo pensador social e moral, é considerado um dos mais importantes autores da narrativa realista de todos os tempos; 
  • Machado de Assis (1863-1895) foi um escritor brasileiro, um dos nomes mais importantes da literatura do século XIX. escreveu poesias, contos e romances. Foi também jornalista, teatrólogo, crítico de teatro e crítico literário.


  • CARACTERÍSTICAS

    • Valorização da objetividade e dos fatos;
    • Impessoalidade, apagamento das ideias do autor;
    • Descrições de tipos sociais ou situações típicas;
    • Fim das idealizações: retratos de adultério. miséria e fracasso social;
    • Prevalência das formas do romance e do conto;
    • Frequentes críticas ás hipocrisias da moralidade da nova classe dominante, a burguesia;
    • Aceitação da realidade tal como ela é, em oposição aos anseios de liberdade dos românticos;
    • Esteticismo: linguagem culta e estilizada, escrita com proporção e elegância;
    • Tentativa de explicar o real, recorrendo muitas vezes á ciência ou ao determinismo;
    • Abordagem psicológica dos personagens como como composição da realidade que veem.

    OBRAS

    Madame Bovary: considerada originária do Realismo e um dos melhores romances escritos até hoje, essa obra narra, em prosa esmerada, a história de Emma Bovary. Entediada com a sua vida pacata e o casamento sem graça, Emma comete infidelidades que a conduzem a um triste final.
    Memórias Póstumas de Brás Cubras: é o romance inaugural do realismo no Brasil e uma das obras-primas de Machado de Assis, pertencendo á fase realista deste autor, quando ele atingiu o ponto mais alto de sua carreira literária.
    O livro é narrado em primeira pessoa por Brás Cubras, protagonista do romance. Ele narra a história de sua vida após sua própria morte, por isso é identificado nos meios literários como defunto-narrador ou defunto-autor. Por ele, ficamos conhecendo fragmentos das várias etapas de sua vida: infância, juventude e vida adulta.


    🅟🅐🅡🅝🅐🅢🅘🅐🅝🅘🅢🅜🅞


    CONTEXTO HISTÓRICO

    O Parnasianismo surgiu na França durante o século XIX, com o objetivo na criação de "poesias perfeitas" em oposição aos movimentos literários Realismo e Naturalismo, contrariando totalmente á prosa, já que o movimento foi essencialmente poético.

    O Parnasianismo, no Brasil, foi um estilo poético que marcou a elite literária brasileira do final do século XIX, já que, entre os fundadores da Academia Brasileira de Letras, criada em 1897, a maioria dos poetas eram parnasianos.


    AUTORES

    • Alberto de Oliveira (1857-1937) foi um poeta do Parnasianismo e professor brasileiro, considerado o mais perfeito dos parnasianos. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras;
    • Raimundo Correia (1859-1911) foi um poeta brasileiro, um dos mais destacados poetas do Parnasianismo, movimento essencialmente poético que reagiu contra os abusos sentimentalistas dos românticos;
    • Olavo Bilac (1865-1918) foi um poeta, contista e jornalista brasileiro. É o autor da letra do Hino à Bandeira. Foi um dos principais representantes do Movimento Parnasiano que valorizou o cuidado formal do poema, em busca de palavras raras, rimas ricas e rigidez das regras da composição poética. É membro fundador da Academia Brasileira de Letras.


    CARACTERÍSTICAS 

    • Idealização da arte pela arte;
    • Busca da perfeição formal;
    • Preferência pelo soneto;
    • Preferência pela descrição;
    • Rimas raras;
    • Vocabulário culto;
    • Objetivismo;
    • Racionalismo;
    • Universalismo;
    • Apego á tradição clássica;
    • Gosto pela mitologia greco-latina;
    • Rejeição do lirismo;


    OBRAS

    Em Meridionais (1884), Alberto de Oliveira alcança a impassibilidade preconizada pela estética parnasiana. Descreve cenas e objetos, assentando-lhe os traços os traços físicos capazes de impressionar os sentidos: cores, sons, sensações táteis;

    Poesias (1888), livro de estreia do parnasiano Olavo Bilac, contém a via láctea, coleção de sonetos de temática amorosa que, em franca ruptura com o sentimentalismo romântico, caracteriza-se pela moderação e contenção neoclássicas;

    Sinfonias (1883), onde se encontra um dos mais conhecidos sonetos da língua portuguesa, "As Pombas". Este poema valeu a Raimundo Correia o epíteto de "o poeta da pombas", que ele em vida tanto detestou. 


    🅢🅘🅜🅑🅞🅛🅘🅢🅜🅞



    CONTEXTO HISTÓRICO

    Foi um importante movimento literário do século XIX. Autores como Baudelarie, Rimbaud, Camilo Pessanha e Cruz e Souza são alguns dos escritores que produziram tal estética, com visões de mundo bastante pessimistas e uma linguagem marcada pela imprecisão e sugestão.

    Pode ser caracterizado como uma arte profundamente marcada pelo pessimismo em relação á existência, espaço marcado, agora, pela desilusão.


    AUTORES

    Eugênio de Castro (1869-1944) foi um importante poeta português, o pioneiro do movimento simbolista em Portugal. Foi também professor universitário em Coimbra;

    Cruz e Souza (1861-1898) foi o mais importante poeta simbolista brasileiro. Com os livros: Missal (poemas em prosa) e Broquéis (versos) inaugurou oficialmente o simbolismo no Brasil;

    Camilo Pessanha (1867-1926) foi um poeta português, o melhor representante do Simbolismo de Portugal. Sua poesia é marcadamente pessimista, sendo notória sua rejeição pelo mundo material;

    Alphonsus de Guimaraens (1870-1921) foi um poeta brasileiro, um dos principais representantes do movimento simbolista no Brasil.


    CARACTERÍSTICAS

    • Constante aproximação entre a música e a poesia;
    • Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração (repetição de um fonema consonantal), assonância (repetição de fonemas vocálicos) e onomatopeia;
    • Caráter individualista;
    • Oposição ao racionalismo, materialismo e cientificismo;
    • Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo;
    • Fantasia e mistério ;
    • Misticismo, religiosidade e sublimação;
    • Ampla valorização da espiritualidade humana;
    • Distanciamento das questões sociais geralmente abordadas pelo Realismo e Naturalismo;
    • Valorização do inconsciente e do consciente humano, rompendo com as barreiras impostas pela racionalidade;
    • Universo onírico e transcendental;
    • Total negação aos valores preconizados pelo Naturalismo e pelo Realismo;
    • Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão;
    • Linguagem fluida e musical;
    • Criação de obras de arte valorizando a intuição e descartando a racionalidade e a lógica.

    OBRAS

    • Cristalizações da Morte, por Eugênio de Castro;
    • Clepsidra, por Camilo Pessanha;
    • Broquéis, por Cruz e Souza;
    • Câmara Ardente, por Alphonsus de Guimaraens.







    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    TERMOS ESSENCIAIS, TERMOS INTEGRANTES E TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO

    𝓢𝓘𝓝𝓣𝓐𝓧𝓔